terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Marrocos para lembrar

Olá todos,

essa é minha segunda passagem pelo Marrocos e como por lá tudo é bem diferente do Brasil, essa seria sem duvida, uma daquelas viagens onde tudo é novidade. Sai do Rio com uma escala na Cidade do porto, uma em Lisboa, e outra em Casa Blanca. Para finalmente chegar no local combinado, Agadir. Essa não é uma rota muito normal mas, como o preço estava confortável ao meu bolso e saindo do Brasil não temos tantas opções de voos. Fechei a trip dessa forma. Não tem jeito, sempre irá acontecer algum perrengue no caminho. Logo na primeira parada, fui barrado pela imigração com suspeita de trafico! O pior é que eu, estava super atrasado para o proximo voo, e isso, o pessoal da imigração não da a mínima. Uma pergunta aqui, outra ali. A mesma pergunta duas vezes. Tudo pra ver se você se enrola na conversa. Dessa vez eu, tive até que tira a cueca em uma pequena sala. No final, o que salvou foi alguns artigos de revista, matérias em site e anuncios do meu patrocinador, que sempre carrego comigo. Em caso de alguém não acreditar quem eu sou, esse material não deixa duvidas sobre meu trabalho e que essa viagem ao Marroco, era realmente para fazer um material de divulgação para o meu patrocinador. Fica a dica para todos. Sempre viagem com um documento a mais, caso seja preciso mostra, quem você é, e o que pretende fazer em outro pais.


Photobucket

Photobucket

Passando esse pequeno perrengue, cheguei em Agadir mas, infelizmente o swell que era previsto perdeu força e as ondas não ajudaram muito. Como além de pegar onda, o importante é conhecer um pouco da cultura de outros povos e passar um pouco de tudo que a gente conhece por esse mundo a fora. Resolvemos fazer umas compras de fim de ano e da um role pela cidade. O engraçado era que todos achavam que eu, era local. Sempre se dirigiam a mim, falando em Arabe e eu ficava perdindo ou tentando falar alguma coisa nessa lingua. O que acabava acontecendo sempre, era eu revelando minha verdadeira indentidade. Não, não... eu sou brasileiro. ''ah brasileiro...Ronaldinho...samba''.

Photobucket

Photobucket

O povo no Marroco tem um pouco da alegria do Brasil. São faceis com o sorriso, no primeiro contato são bastante amigaveis e também duros nos negocios. É bom você saber que o preço inicial de cada produto algumas vezes, pode começar em até tres vezes mais, do valor que realmente é. Foi divertido sair em um dos dias sem ondas e tentar negociar com eles, como alguém que realmente sabia o que estava fazendo e com quem estava lidando. Isso era, o que eu, acreditava está acontecendo hehe... Consegui algumas coisas por um bom preço mas, também tive que desisti de outras por não consegui chegar no preço que queria.
Agadir é uma cidade totalmente surf. Estruturada para os turistas e durante o inverno Europeu, é normal você encontrar pessoas de toda parte da europa, curtindo uns dias de sol por lá.

O video que conseguimos produzir, talvez deixe a deseja pela qualidade das ondas. Apesar de ser um bom beach break, ficou bem longe do verdadeiro pontencial do lugar. Como a quantidade de direitas perfeitas, quilométricas e tubulares naquela região. Como a minha primeira visita, foi totalmente abençoada com boas ondas. Resolvi mostrar mesmo que sendo em outra trip, o pontêncial do Marrocos pra vocês em algumas fotos.



Fiz também uma perfil sobre o pais, para que vocês tenham uma idéia sobre como funciona algumas coisas por lá.


COMO CHEGAR;
Rabat é a capital do Reino de Marrocos, possuindo uma população de 1 344 000 habitantes (incluindo Salé). Fica situada junto ao mar, na foz do Bu-Regreg. Existem diversos voos saindo da europa pricipalmente de portugal. Para as pessoas que pretendem uma conex rapida.
Outra opção pra quem pretende explorar bem o Marrocos e pegar o ferry boat em portugal e seguir de carro por toda a costa marroquina.

MELHOR EPOCA;
Existe ondas durante praticamente todo ano mas, as grandes ondulações aparecem durante o inverno europeu que vai de novembro ate março.

CURIOSIDADES DO LUGAR;
O povo marroquino é muito conhecido pela paixão a religiao Isla. Por esse motivo existem muitas mesquitas por todo o pais e durantes todos os dias é feita chamadas para que os homens se apresentem e rezem para Maomé.

QUAL EQUIPAMENTO;
Um quiver de 5 ou 6 pranchas é o ideal em uma trip de duas semanas. Esteja preparado para dias pequenos, mas tambem para grandes dias em algums direitas infinitas e tubulares que existem por lá.
Boa parte da costa e recheadas de direitas, mas com um bom contato local você pode encontrar esquerdas tubulares também.

QUANTO VOU GASTAR;
A moeda local é o Dirham, dividido em 100 centimos. Cada 3 reais fica em torno de 10 Dirhams. Uma viagem confortavel de duas semanas fica em torno de R$ 2.500,00. vale a pena lembrar que na horas das compras, você pode encontrar o mesmo souvenir com uma diferença de preço de ate 50 %.

O QUE NAO DEVO FAZER;
Por ser um pais muito religioso, fique atento a algumas regras na hora de escolhe a roupa para esse tipo de viagem. Para meninos, um jeans já resolve e para meninas uma saia longa ou uma dessas causas de leve tecido da para o gasto. Tirar fotos de pessoas locais tambem não e muito recomendável se você não conhece a pessoa.

O QUE EU NAO POSSO DEIXAR DE FAZER;
Uma atividade muito divertida é o comecio com um otimo artesanato local. Em Rabat não deixe de visitar o mausoléu dedicado a Mohamed V, soberano que levou Marrocos à independência.


MELHOR EXPERIENCIA;
Contrate alguem local! Uma das melhores coisa em uma surf trip é encontrar boas ondas e surfa-las sozinho com seus amigos. Minha primeira trip ao marroco alugamos um bom carro e levamos um local para mostrar alguns secret e surfamos direitas e esquerdas tubulares sozinhos.

PIOR EXPERIENCIA;
Observe a hora de seu voo e se for dirigir, saia pelo menos tres, quatro horas antes. Deixar para chegar em cima da hora quer dizer dirigir rapido e no marrocos escapei de dois graves acidentes.
Os marroquinos tem fama de dirigir pra la de horrivel!

O QUE COMER;
Nao deixe de provar o cha local e comer um couscous com legumes e carne de carneiro

TAMANHO DAS ONDAS;
Esteja preparado para surfar divertidas ondas de 2 ate 10 pes.

MELHOR ONDULACAO;
Os fundos de coral e areia do Marrocco, segura bem todas as ondulacoes mas os dias classico são do quadrante North West.

PARA QUEM NAO PEGA ONDA;
A melhor opção é visitar marrakesh visitar alguns povoados e se tiver coragem andar em alguns dos transportes local ''O Camelo''.

DICA;
Ao sul do Marroco, nao deixe de levar uma roupa de borracha 3/2. Para o north se tiver acostumado com a agua fria um colete já resolve.

Photobucket

Photobucket

Boa trip e boas ondas!

3 comentários:

  1. the video is so nice who made it?

    ResponderExcluir
  2. Irado mandou super bem, parabéns curto surf e vou curtir o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! legal que você curtiu...
      Espero que as dicas ajudem e que você possa usa-lás um dia ;)
      Boa semana pra você.

      Excluir

Seguidores